Vitória Sousa. Bordadeira

Queria fazer cortinas para a minha casa e fui aprender. Comecei a fazer sozinha em casa, com a pandemia a senhora deixou de dar aulas. Reformei-me e vim para aqui (Laboratório). Tenho feito muita coisa, fizemos o “Dóri”. Tenho feito muitos trabalhos bordados: a camisolas, os sacos. Uso novelos de...

Descrivi la tua professione, dando dettagli sui prodotti, i servizi, le competenze specifiche e il saper fare.

Queria fazer cortinas para a minha casa e fui aprender. Comecei a fazer sozinha em casa, com a pandemia a senhora deixou de dar aulas. Reformei-me e vim para aqui (Laboratório). Tenho feito muita coisa, fizemos o “Dóri”. Tenho feito muitos trabalhos bordados: a camisolas, os sacos. Uso novelos de linha. Quando são para colocar nas camisolas tem de ser caseado à volta para não desfiar, isso demora muito tempo. O resto é bordado normal. Estar aqui é bom pelo convívio, quando vimos para aqui distrai-se, conversa-se umas com as outras e aprende-se. No laboratório do Envelhecimento (Ílhavo) além de convívio ensinamos umas às outras o que sabemos. Tenho outras atividades que enriquecem os nosso conhecimentos (e.g., inglês, computadores etc.).

Che materiali usi? Come e dove te li procuri?

utilizo tecido em linho , várias qualidades de linhas, agulhas  de cozer e croché, dedal, tesousa. Compro o material nas retrosarias que é comércio tradicional.

Qual è il profilo tipico della tua clientela?

O perfil da minha clientela tem de ser pessoas que gostem de trabalhos feitos á mão e lhe saibam dar o respectivo valor.

A che età e in quali circostanze hai iniziato questo lavoro?

Comecei aos 50 anos a aprender com uma amiga que fez um work shoping, primeiro  com uns panos para aprender e depois fiz as minhas cortinas, o chroché já faço desde os meus  15 anos aprendi na escola nos trabalhos manuais

Dove e per quanto tempo sei stato formato prima di essere pronto per iniziare la tua attività? In un istituto di formazione, con un artigiano o entrambi? Quale pensi sia il modo migliore per imparare il tuo lavoro oggi? Scuole, formazione con artigiani ...?

Estive um ano no work shoping a aprender. A melhor maneira de aprender é com o artesão

Descrivi le tecniche, gli strumenti e i materiali che usi nel tuo lavoro.

Nas baínhas abertas tem que se medir onde se quer as baínhas depois tirar os fios, no fim tece-se com linhas e agulha a fazer desenhos o croché trabalha-se com a linha e agulha própria a elaborar desenhos.

Che ruolo hanno "talento" e "creatività" nella tua professione?

É preciso talento e creatividade e  gostar muito pois fazemos ilustrações com linhas.

E per quanto riguarda l'innovazione, quali sono i cambiamenti da quando hai iniziato? Utilizzi nuovi materiali, strumenti o processi nella produzione e nel marketing? Qual è l'impatto dell'innovazione sulla tua performance? Come potrebbe la tua professione essere ancora più innovativa?

Podia fazer mais formações para aperfeiçoar algumas técnicas e fazer  trabalhos diferentes.    

Qual è il modo migliore per imparare la tua professione?

Com artesãos

Qual è il tuo messaggio per le generazioni più giovani che vorrebbero scegliere la tua professione?

Os jovens devem abdicar algum tempo dos meios digitais para de dedicarem a trabalhos manuais, embora possam tirar ideias da internet. Os trabalhos manuais servem de relaxamento e fazem bem a depressões, por isso os jovens deviam dedicar-se mais a estes trabalhos, e por vezes afastarem-se das realidades virtuais.

Lascia un commento

Back to top